Comitê de Gestão de Riscos, a sua empresa tem um?

A gestão de risco não é um tema novo no mundo dos negócios, e pensando nisto, para uma melhor gestão dos processos é muito importante estabelecer, implementar, manter e melhorar os controles determinados pelo sistema de gestão das empresas. A implementação de um processo de gestão de risco que permite a determinação de contexto, identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação de riscos deve estar alinhado com os objetivos estratégicos e políticas institucionais da empresa.

Ainda neste contexto as organizações deverão garantir que as pessoas responsáveis ​​por estes processos tenham condições para cumprir com sua função, conferindo autoridade, tempo, formação, recursos e habilidades necessárias para assumir suas responsabilidades.Assim é importante entender a relevância de conformar voluntariamente um Comitê de Gestão de Riscos com funções e responsabilidades devidamente documentadas e comunicadas.

O Comitê de Riscos deverá contar com autoridade para reportar diretamente para a Alta Administração da empresa com o objetivo de:

  • Planejar as atividades;
  • Dispor de recursos suficientes, assim como responsabilidades e competência das pessoas em todos os níveis da empresa, para o processo de gestão de riscos;
  • Coordenar e supervisionar a gestão dos riscos, no que tange as obrigações de rendimento para o desempenho, a implementação e manutenção desta atividade;
  • Informar sobre a idoneidade, eficiência e eficácia dos controles implementados para a mitigação dos riscos;
  • Gerenciar as comunicações e a consciência do risco com as partes interessadas.
  • Assegurar para a continuidade das recomendações.

A garantia de compromisso da Alta Administração será um fator primordial que coadjuva com o êxito deste processo de criação, implementação e manutenção deste Comitê. Neste sentido, o processo converte-se em uma fortaleza, visto não ser considerado como um requisito mandatório de uma norma, mas sim um requisito que quando aplicável convergirá como uma boa prática empresarial.

 

 

Artigo Escrito por Daniel Gobbi Costa(dgobbi@allcompliance.com.br)

Graduado em Administração de Empresas e habilitação em Comércio Exterior, com especialização nas áreas de Logística, Qualidade, Recursos Humanos e Gerenciamento de Projetos. Atua desde 2007 em atividades de Auditoria e Consultoria nas áreas Logística e de Comércio Exterior participando de projetos de implementação e manutenção de controles internos, agora como Sócio/Responsável nas empresas Alliance Consultoria e Treinamento Empresarial(www.allcompliance.com.br) e Innova Centro de Proficiência e Desenvolvimento Humano(www.innovadh.com.br).

Desde 2003 atuando como docente nas áreas administrativas / gerenciais para os cursos de graduação e pós graduação e atuante desde 2016 como Master Coaching e Master PNL.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

plugins premium WordPress
Scroll to Top