A seguir elaboramos um resumo contendo uma análise crítica sobre a Portaria RFB nº 583, de 23 de setembro de 2025, suas implicações para as empresas e sua relevância para o comércio exterior brasileiro. Lembrando apenas que esta é uma leitura e poderá haver outros entendimentos e interpretações sobre a mesma matéria.
Desta maneira e para que possamos aqui começar, o objetivo desta Portaria é o de instituir medidas para fortalecer o combate a crimes e ilícitos relacionados a operações de importação, especialmente fraudes que envolvam ocultação dos sujeitos da operação (vendedor, comprador ou responsável). Com isto é destacado no documento como pontos centrais desta verificação
- Identificação e priorização de casos com indícios de fraude para tratamento especial no gerenciamento de riscos aduaneiros, com articulação entre áreas da Receita Federal e outros órgãos de segurança pública.
- Adoção de ações ostensivas para coleta de provas, com possibilidade de apoio policial, para garantir integridade e efetividade das operações de fiscalização.
- Retenção de mercadorias suspeitas de irregularidade (com base na Instrução Normativa RFB nº 1.986/2020).
- Regras específicas mais restritivas para despacho aduaneiro antecipado (procedimento que permite antecipar parte do desembaraço antes da chegada física da mercadoria), em específico para produtos como petróleo, derivados, hidrocarbonetos, combustíveis, metanol, etanol etc. Esses despachos antecipados passarão a depender de anuência formal da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira (COANA).
- Autorizações de despacho antecipado já concedidas deixarão de ter validade após 31 de dezembro de 2025, podendo ser revogadas previamente.
- Solicitações de despacho antecipado envolvendo unidades em estados diferentes (importador / local de descarga) deverão contar com anuência dos fiscos estaduais respectivos.
- Para importações de combustíveis, a Portaria permite que a COANA exija requisitos adicionais de habilitação para importadores, com possibilidade de dispensa para as empresas certificadas como Operadores Econômicos Autorizados (OEA) ou empresas de “alto índice de conformidade”.
Além disso, há no texto alusões à integração entre fiscalização aduaneira (Subsecretaria de Administração Aduaneira, SUANA) e fiscalização tributária (SUFIS) nos casos em que haja reflexos tributários internos nas operações de importação. No mais, também se prevê que casos com indícios relevantes de crime fiscal ou aduaneiro terão tratamento prioritário.
Em comunicação oficial, a Receita Federal explica que a Portaria visa reforçar a fiscalização para prevenir fraudes, inclusive em operações que ocultam o real vendedor ou comprador (interposição fraudulenta), e que produtos sensíveis à economia e segurança nacional terão controle mais rígido.
Dentro do contexto acima descrito pontuamos algumas questões que poderão gerar implicações positivas para as empresas, ainda assim, apesar em alguns casos esta medida criar ônus adicionais para importadores, a Portaria também pode trazer efeitos benéficos (diretos ou indiretos) para o ambiente empresarial, especialmente para aqueles que já operam com padrões elevados de compliance. Eis alguns:
- Maior segurança jurídica e previsibilidade para as empresas que historicamente cumprem suas obrigações fiscais, aduaneiras e têm boa reputação perante a Receita Federal, onde estas podem ser beneficiadas com procedimentos mais ágeis e menos entraves, já que o foco de fiscalização estará em operações de maior risco ou suspeitas. A própria divulgação da Portaria afirma que empresas de “alta conformidade” não serão atingidas por medidas restritivas e manterão tratamento mais simplificado.
- Redução da concorrência desleal, onde, ao endurecer a fiscalização contra operações fraudulentas e ocultação de beneficiários, a medida pode ajudar a nivelar o campo competitivo, dificultando que empresas que operam com práticas ilícitas obtenham vantagem indevida sobre os concorrentes regulares.
- Valorização de práticas de compliance e integridade, possibilitando assim para as empresas que já possuem controles internos robustos, monitoramento de cadeia de suprimentos, diligência com fornecedores e transparência documental ficam numa posição de vantagem para atender às exigências futuras e minimizar riscos de autuações ou retenções.
- Dissuasão de práticas fraudulentas que geram riscos de reputação e perdas, através da possibilidade de uma fiscalização mais incisiva, retenção de mercadorias e penalidades que poderá desestimular práticas duvidosas, o que contribui para um ambiente comercial mais confiável para todos os agentes.
- Alinhamento com exigências internacionais no comércio exterior, onde vemos que é cada vez mais comum que contrapartes, sendo elas embarcadores, seguradoras ou instituições financeiras exijam ações voltadas ao compliance e transparência documental. Um arcabouço regulatório mais rigoroso no Brasil pode aumentar a confiabilidade dos exportadores e importadores brasileiros perante parceiros externos.
Da mesma maneira como os pontos positivos acima apresentados, é possível também que existam implicações negativas ou desafios para as empresas. Assim a Portaria também impõe desafios e custos para as empresas, especialmente para aquelas que não estão totalmente preparadas. Algumas implicações negativas que podemos aqui pensar:
- Para muitos operadores, será necessário intensificar controles internos, melhorar sistemas de rastreamento, garantir documentação robusta que comprove a cadeia de venda e compra, e manter evidências para resistir a fiscalizações mais criteriosas. Isso representa investimentos em pessoal, sistemas, auditoria e consultoria, o que poderá incorrer em um maior custo associado a manutenção da conformidade (compliance, auditoria, controles internos)
- Se uma importação for considerada ou identificada com indícios de fraude ou inconsistência documental, poderá ocorrer a retenção das mercadorias ou maior tempo de liberação, o que afetaria diretamente fluxo de caixa, prazos junto a clientes e planejamento logístico.
- Burocracia adicional no tocante a eventuais exigências de anuências estaduais. Solicitações de despacho antecipado que envolvem unidades situadas em estados diferentes poderão contar com anuência dos fiscos estaduais correspondentes (local de importador, local de descarga). Isso aumenta a complexidade administrativa, especialmente para empresas que operam nacionalmente (com filiais ou centros de distribuição em estados diversos).
- Com a intensificação da fiscalização e tratamento prioritário de casos suspeitos, aumentam os riscos de autuações, multas, processos penais ou administrativos (em casos de ocultação ou interposição fraudulenta), especialmente para empresas que não observam rigor documental ou que têm falhas nos controles de cadeia.
- A revogação de autorizações e exigências de adaptação as normas transitórias podem criar incerteza operacional até que as empresas ajustem seus processos. Algumas medidas poderão ser dispensadas para empresas já certificadas como Operadores Econômicos Autorizados (OEA) ou empresas que apresentem alto índice de conformidade, mas o limiar e os critérios ainda precisam ficar claros, o que pode gerar assimetria de interpretação durante a fase de implementação destas medidas.
- Empresas de menor porte ou que operam com margens estreitas poderão ter maior dificuldade para absorver os custos adicionais associados à conformidade tributária e aduaneira, bem como também em responder rapidamente às exigências documentais ou de fiscalização.
Por fim, entendemos que a Portaria RFB nº 583/2025 representa um marco regulatório no fortalecimento da fiscalização aduaneira e do combate a fraudes em operações de importação no Brasil. Isto por conferir maior rigor ao controle de operações suspeitas, exigindo transparência sobre os sujeitos envolvidos, impondo anuências e autorizando cooperação entre órgãos, a norma busca tornar o ambiente de comércio exterior mais seguro, íntegro e confiável.
Entretanto, para que os benefícios sejam plenamente concretizados, será importante que a Receita Federal e demais órgãos envolvam os agentes econômicos (importadores, despachantes, operadores logísticos) na implementação prática, bem como se estabeleçam critérios claros de conformidade, critérios de dispensas para as empresas já certificadas como Operadores Econômicos Autorizados (OEA) e empresas com bom histórico, e promovam orientações e transição regulatória adequada.