Uma visão completa dos riscos nas cadeias logísticas internacionais

Os esforços para identificar e mitigar os riscos das cadeias logísticas internacionais estão centrados tradicionalmente nos riscos operacionais e nas fontes conhecidas de possíveis interrupções que causaram problemas no passado. Porém isto é apenas a ponta de um iceberg. Os riscos estão em constante evolução e podem atacar praticamente de qualquer lugar, de maneiras novas, diferentes e até então inesperadas.

Um enfoque mais completo necessita abordar quatro categorias distintas de riscos para as cadeias logísticas internacionais, que estão abaixo descritos:

  • Os riscos externos que afetam todo o negócio e as cadeias logísticas internacionais. Por exemplo, a globalização oferece para as empresas o acesso à mão de obra e materiais menos custosos, e abre consigo um novo mercado, porém também aumenta a complexidade das cadeias logísticas internacionais e aumenta o impacto das possíveis interrupções, que no passado estariam localmente isolados, como desastres naturais, agitação política, pirataria e crises econômicas regionais.
  • Os riscos extensivos para a cadeia logística internacional que se concentram nos parceiros comerciais (agentes integrantes do fluxo ao longo da cadeia logística) de uma empresa. A maior utilização de subcontratação, por exemplo, melhorou em muitos casos a eficiência operacional, permitindo assim que as empresas se concentrassem em suas competências básicas. Porém também em certos casos tornou a operação mais complexa e com um maior risco de exposição junto a estes parceiros. Da mesma maneira, a consolidação em poucos parceiros pode se tornar uma grande preocupação para as empresas. Embora se desenvolva economias de escala, aumenta-se também o risco de interrupções ou quebras no atendimento com a colocação de muitos ovos em um número menor de cestas. Os recentes eventos demonstram que se um parceiro comercial (prestador de serviço) crítico se encontra com problemas de atendimento, se este possui problemas tributários ou trabalhistas, os resultados poderão provocar ondas de choque em toda a cadeia logística internacional de uma empresa.
  • Os riscos operacionais estão vinculados as atividades internas de desenvolvimento, fabricação e distribuição de produtos e serviços de uma empresa. Um processo ajustado, uma programação justa e a racionalização das capacidades estão impulsionando a eficiência das cadeias de abastecimento e estão promovendo empresas mais ágeis e receptivas. Porém o rearranjo dos processos também está reduzindo as margens de erros e amplificando o potencial disruptivo de qualquer problema que venha a ocorrer.
  • Os riscos funcionais que se relacionam com as atividades administrativas e comerciais, que respaldam as atividades da cadeia logística internacional, como Finanças, Recursos Humanos, Jurídico e Tecnologia da Informação, dentre outros. Atualmente as cadeias logísticas internacionais estão aceleradas visto o amplo conjunto de aplicações e sistemas aplicados, e qualquer interrupção ou não atendimento nestes sistemas críticos, poderá desencadear inconformidades trazendo um impacto imediato no processo. Além disto, a crescente complexidade dos requisitos regulatórios e as maiores repercussões não cumprimento, fazem com que toda estrutura esteja em alinhamento as necessidades e expectativas das empresas.

Analisando as quatro categorias, em nossas pesquisas e experiência, podemos identificar mais de 200 riscos diferentes na cadeia logística internacional, sendo que qualquer deles poderá trazer um impacto significativo ao processo. Gerenciar os riscos da cadeia logística internacional já não é mais somente uma questão de garantir que as mercadorias e serviços cheguem ao lugar e no momento correto.

Uma empresa que gerencia os riscos da cadeia logística internacional de maneira mais efetiva do que seus concorrentes poderão impulsionar sua imagem no mercado e criar um valor significativo para os acionistas através da inovação, da gestão de custos, da eficiência das capacidades e do cumprimento normativo.

 

Artigo escrito por Daniel Gobbi Costa (dgobbi@allcompliance.com.br)

Profissional graduado em Administração de Empresas e habilitação em Comércio Exterior, com especialização nas áreas de Logística, Qualidade, Recursos Humanos e Gerenciamento de Projetos. Atua desde 2007 em atividades de Auditoria e Consultoria nas áreas Logística e de Comércio Exterior participando de projetos de implementação e manutenção de controles internos, agora como Sócio/Responsável na empresa Alliance Consultoria e Treinamento Empresarial (www.allcompliance.com.br).

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