BOAS PRÁTICAS PARA O USO DE DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA

Em muitos segmentos da indústria e serviços, a utilização de dispositivos de segurança é considerada de alta importância. Por exemplo, no setor alimentício, as embalagens lacradas garantem a qualidade e integridade do produto comercializado, ou no comércio internacional, demonstram que as unidades de cargas não foram violadas e, portanto, não houve furto ou contaminação do processo. Desta maneira, a utilização correta dos dispositivos de segurança é fundamental para evitar tentativas de fraude. Então, como se utilizar de forma correta os dispositivos de segurança? A proposta deste material é descrever de forma sucinta as boas práticas para este processo.

Para que possamos começar, é importante que as empresas implementem um processo de controle de acesso aos dispositivos, ou seja, é necessário designar uma pessoa responsável pela gestão dos mesmos. Este profissional deverá possuir um treinamento adequado para o manuseio, controle e determinação como em quando serão utilizados.

Depois, é importante também que se estabeleça um local seguro para a guarda destes dispositivos. O acesso aos mesmos deverá ser restrito, se possível com chave, evitando assim o furto, perdas e outros riscos que podem ocasionar uma fraude no processo por parte de outras pessoas da empresa ou de terceiros que possuem acesso ao local.

Em continuidade a aplicação de boas práticas, é fundamental que se efetue o registro de uso dos dispositivos de segurança, possibilitando assim que a empresa tenha um histórico de utilização destes. O registro possibilitará provisionar a reposição dos dispositivos a tempo, para que não ocorra a falta em estoques. No caso de haver a necessidade de aplicação de dispositivos complementares, estes também devem ser guardados em local único, evitando assim erros de processo.

Atentar-se para o processo de conservação e colocação dos dispositivos de segurança nas unidades de cargas, com a finalidade de garantir que a mesma não tenha o risco de ruptura, contaminação ou violação. A correta aplicação é necessária para a efetiva garantia de uso do dispositivo e de integridade do processo.

Também é de grande importância a realização de registros fotográficos ou de filmagem, de colocação dos dispositivos de segurança. Esta medida visa demonstrar, se houver a necessidade, para outras partes do processo, a efetiva garantia implementada pela empresa, como comprovação perante a possíveis incidentes que podem ocorrer no fluxo da cadeia logística de abastecimento.

Por fim, é importante que as empresas se mantenham atualizadas com relação as novas indicações, tecnologias e normativas, não somente no tangente a certificação dos dispositivos, mas também sobre modelos, sobre tecnologias aplicadas à identificação, rastreabilidade e tipos de marcação. Para isso, nada melhor do que acompanhar o que o mercado está trazendo sempre de novidades.

 

Escrito por Daniel Gobbi Costa

http://www.consultoriaoea.com.br

atendimento@allcompliance.com.br

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

plugins premium WordPress
Scroll to Top